DESTAQUES
Centro de Dança do Porto
Noticias | Curriculum Anual | Espectáculos | Historial

AULAS

A revisão anual de currículos, mas sobretudo uma rigorosa política de selecção de professores, asseguram a qualidade do ensino da escola. A ISTD - Imperial Society of Teachers of Dancing, instituição à qual esta escola é filiada desde sua fundação, representa no mundo uma das instituições principais de formação ao nível da dança clássica, tendo um método que desenvolve a técnica, a força e o lado artístico, nos mais altos níveis, produzindo bailarinos que podem adaptar-se facilmente às exigências de qualquer estilo de dança.
No entanto, esta técnica, ajuda a criança sem exigir mais do que seu corpo pode dar facilmente, tendo programas que trazem divertimento na Dança mas paralelamente ajudam a coordenação, o preparo físico, senso rítmico, musicalidade e promovem a auto-disciplina. A qualidade do ensino do Centro de Dança do Porto é constantemente posta à prova nos exames anuais da ISTD a que os seus alunos se submetem. A participação em concursos tem constituído uma oportunidade suplementar para aferir o nível da escola.

ESPECTÁCULOS

É ponto assente: uma a duas vezes ao ano, o Centro de Dança do Porto faz-se ao palco na cidade. A ideia não é só cumprir a “obrigação” de apresentar uma produção anual com a participação de todos os alunos, é também ajudar a preencher a lacuna existente em matéria de espectáculos de bailado clássico para o público infantil, demonstrando ao mesmo tempo que as produções interpretadas por crianças não têm necessariamente de ser amadoras. A estreia de “O Quebra-Nozes”, a 3 e 4 de Janeiro de 2003, marcou uma nova etapa nos espectáculos do Centro de Dança do Porto: a apresentação de uma dança de repertório. A aderência do público juvenil está a evoluir de uma forma muito positiva e pensamos que estas iniciativas conduzem no mesmo sentido. Ao “limarmos” estes bailados, conseguimos transformá-los em momentos de magia que cativam um leque muito variado de pessoas, abrangemos o interesse de todas as faixas etárias. Todo este novo desafio vem no seguimento do sucesso obtido tanto na produção da Gala como de um outro bailado de repertório - “Quebra Nozes”, co-produção culturporto, onde constatamos que estes bailados, ao serem trabalhados, são vistos com um olhar diferente, mais abrangentes e transformam-se em momentos extremamente enriquecedores para a educação cultural destes “novos interessados”.




Sabendo da necessidade premente de se atingir a mudança, e sabendo que esta só se atinge se também formos activos perante a transmissão de novos conhecimentos, consideramos que a estratégia que melhor serve esta acção é a adopção de uma pedagogia activa, conjugada com a tradicional – pretende-se não somente atribuir papeis activos na elaboração das acções mas paralelamente, enraizar práticas “consumistas” de eventos culturais.

Desafiamo-nos sempre a contribuir não só para a diversificação da oferta cultural e de novos públicos, mas também para o enraizamento de práticas “consumistas” de eventos culturais. Demonstramos que as produções interpretadas por crianças não têm que ser amadoras. Estes bailados, que são criados / coordenados por uma equipa de profissionais, têm a participação dos alunos do CDP acompanhados por bailarinos profissionais, convidados.

WORKSHOPS/CURSOS

WORKSHOPS - Promover o intercâmbio de experiências entre os alunos e profissionais reconhecidos foi sempre um dos grandes compromissos da escola, que faz questão de proporcionar à nova geração de bailarinos oportunidades de aperfeiçoamento técnico que ainda há uma década eram acessíveis apenas a uma ínfima minoria. Assim o CDP promove regularmente cursos intensivos, leccionados por Bailarinos e Coreógrafos cujas competências pedagógicas possam ter interesse para os alunos, aprofundando uma técnica de dança específica.



CURSOS DE VERÃO - A tradição mantém-se….a 3ª semana de Julho é preenchida com o Curso de Verão onde todos os interessados podem experimentar ou aprofundar novas tendências com profissionais de renome em diversas modalidades na área da dança: jazz, hip hop, flamenco e sevilhanas, sapateado, irish dance… È apresentada uma mostra final.



ESTÁGIO DE DANÇA CLÁSSICA -  Os estágios são dirigidos a um público profissional com um certo grau de especialização. Debruçam-se sobre aspectos técnicos da prática do ballet clássico, estando abertos aos bailarinos interessados em investir na sua formação. As diversas áreas leccionadas são Ballet Clássico, Pontas, Repertório e Alongamento. No final é apresentada uma mostra / espectáculo dançado pelos alunos acompanhados pelos professores convidados.

TEATRO MUSICAL - O Centro de Dança do Porto, dando continuidade ao seu projecto de intercâmbio de experiências, desenvolvimento de estilos e linguagens, aperfeiçoamento técnico e incentivo à criação, promove também Estágios de Teatro Musical. Com duração de 2 semanas, o estágio é composto por aulas de representação, canto, dança, e uma apresentação encenada do resultado final, exposta num Teatro para o público em geral No seguimento da política adoptada por esta escola, na formação de crianças, o CDP tem ainda desenvolvido um programa educativo que abarca além da dança, outras formas de arte.

CRIAR O programa do CRIAR – Curso Infantil de Actividades Recreativas, foi elaborado para que o tempo de férias das crianças, apartir dos 5 anos, seja uma forma de aprendizagem com características lúdicas. Seguindo esta linha de pensamento e sentindo a grande lacuna existente na formação cultural das crianças, de uma forma consistente, elaboramos um projecto constituído por actividades diversas mas que se complementam: expressão dramática, música, pintura, expressão plástica, dança criativa.



CRIANÇAS AO PALCO - Atelier criativo direccionado para as artes do espectáculo. As manhãs são direccionadas para aulas de Interpretação, canto, dança jazz e hip hop sendo as tardes preenchidas com ensaios, construção de cenários e elaboração de guarda-roupa para a apresentação final. Para leccionar estas actividades, temos Professores conceituados na sua área de formação

   
Horários 2016 / 2017
Início das aulas dia 5 de Setembro para todos os níveis. Consulta os Horários.
Horários 2015 / 2016
Início das aulas dia 3 de Setembro para Grau 1 e superiores. Consulta os Horários.
Horário 2015
Alteração de horários para 2015. Consulta os Horários.

Rua da Bouça, 103-105 (Ramada Alta)
4050-121 Porto
Tel +351 228 303 786 |Fax +351 228 304 308
cdancaporto@mail.telepac.pt