DESTAQUES
Centro de Dança do Porto
Noticias | Curriculum Anual | Espectáculos | Historial
História do Centro de Dança do Porto

Em pouco mais de uma década a escola evoluiu muito e a todos os níveis. Acreditando que as mudanças só se realizam se também formos activos na transmissão de novos conhecimentos e apostando sempre num ensino de qualidade, na diversificação da oferta cultura, no enriquecimento curricular da escola, dos professores e dos alunos e na globalização da dança, o Centro de Dança do Porto conta já com um curriculum bastante completo. A escola orgulha-se de referir que já atingiu os cerca de 500 alunos, trabalhando com várias escolas da cidade como Casa N. Sra. Conceição, Colégio Alemão, Sol Nascente…, tendo ainda a referir os seus polos em colégios de referência como: CLIP, Esc Francesa, Nossa Sra. de Lourdes e Tangerina.

Nunca negligenciando a educação ao nível do ballet clássico, sendo a esse nível bastante rigorosos, também não nos esquecemos que nos propusemos criar na cidade do Porto um centro de dança que não se limitasse a uma actividade elitista. Em 2005 o CDP diversificou o seu programa de ensino e abraçou o projecto “Porto de Crianças”, não fechando as portas a crianças que têm o gosto pela dança e incutindo, de uma forma dissimulada e lúdica, a paixão por esta forma de arte. Este projecto é da responsabilidade do pelouro da educação da Câmara Municipal do Porto.



Durante o ano lectivo, os nossos alunos têm ainda a oportunidade de terem aulas de Jazz e Hip Hop, e aproveitamos alguns fins de semana para organizar Workshops de dança onde procuramos diversificar e não somente favorecer as áreas leccionadas ao longo do ano. Tal como fazemos nos Cursos de Verão, para leccionar estas aulas, convidamos Professores de renome a nível nacional e internacional, sendo de referir que já demos oportunidade aos alunos de trabalharem com personalidades como: Ana Gonzalez, Ben Maher; Colin Sinclair, Diana Thedim, Fernando Vera, Fionna Alderman, Gabriel Corbin; Jean Paul Bucchieri; Jorge Marin; Maria Palmeirim, Marta Atayde; Martha Gilheaney, Michel Roubaix, P.Lock, Paula Careto, Pedro Berdayes, Roxane, Sheila O’Reilly; Teresa Prima, Windsor Robinson, entre outros.

Enriquecendo a vivência e experiência dos nossos alunos, contamos ainda no curriculum com vários espectáculos de ballet apresentados em grandes Teatros da nossa cidade. Estes espectáculos tiveram uma evolução notória ao longo dos anos sendo de referir que são criados e acompanhados por uma equipe de profissionais experientes nas várias áreas: cenógrafo, figurinista, produtor, técnicos… Nestes espectáculos temos sempre a presença de pelo menos um bailarino profissional convidado, fomentando a aproximação aluno / profissional. Já trabalhamos com personalidades como: Adeline Charpentier, Alba Tapia, Alexandre Vorontsov; Alexandre Fernandes, Alexey Dubinin, Ariel Rodríguez, Barbora Hruskova, Carlos Labiós, Carlos Pinillos, Cristina Maciel, Daniela Severian, Ediz Ergüç, Filipa Castro, Jorge Birkadze, Jorge Marin, José Garcia Ceballos, Lia Calizzo, Kürsat Killiç, Paula Castro, Roman Vassiliev, Yu Taka Yama, Vitor Ruiz , Xabier Irurzun…

Tentando estimular a globalização da formação artística, estes espectáculos são abertos ao público em geral. Até à data já foram realizados: “A Casinha de Chocolate (1994); “Alice no País das Maravilhas” (1995 e 96); Gala de Ballet Clássico (1997); “O Feiticeiro d’Oz” (1998 e 99); “O Pinóquio” (2000 e 2001, repetido em Junho 2007); “A Bela e o Monstro” (2002 e 2003); “Quebra Nozes” (2002 e Dezembro 2007); Gala 10 anos de Dança (2003 e 2004); “Branca de Neve”(2004 e 2005) “Aladino e a Lâmpada Mágica” (2005 e 2006); “suite D.Quixote” (2006). Paralelamente aos grandes espectáculos, o CDP conta no seu curriculum com várias produções que visam tapar a lacuna existente na apresentação de pequenos espectáculos, em espaços nem sempre apropriados à dança: “Alice no pais das Maravilhas”, “Danças no Mundo”, “Viva Vivaldi”, “Moulin Rouge”, “Pinóquio”.
   
Horários 2016 / 2017
Início das aulas dia 5 de Setembro para todos os níveis. Consulta os Horários.
Horários 2015 / 2016
Início das aulas dia 3 de Setembro para Grau 1 e superiores. Consulta os Horários.
Horário 2015
Alteração de horários para 2015. Consulta os Horários.

Rua da Bouça, 103-105 (Ramada Alta)
4050-121 Porto
Tel +351 228 303 786 |Fax +351 228 304 308
cdancaporto@mail.telepac.pt